Casa na Vila Matilde ganha prêmio ArchDaily

11.4.16

Vocês, assim como eu, já devem estar cansados desse vai e volta do blog. Acontece que alguns eventos me levaram a parar de postar, justamente alguns dias depois que voltei. Mas agora é definitivo, renovei o domínio e o blog voltou.

E agora, vamos ao post...

A maioria das pessoas não vive o mundo da arquitetura e por isso acaba não conhecendo determinados projetos. Muitos deles são bem interessantes e valem a pena serem divulgados, e um em particular chamou a atenção de muita gente, inclusive a minha. 
O projeto de uma residência unifamiliar foi desenvolvido na Vila Matilde em São Paulo. A dona da casa, Dalva, é uma empregada doméstica que após ver sua casa desabar por conta de problemas estruturais decidiu juntar suas economias e contratar um escritório de arquitetura para fazer sua nova residência. 
O principal desafio desse projeto foi o baixo orçamento para a obra, bem como achar uma solução que fosse rápida de construir, uma vez que a Dona Dalva não podia ficar muito tempo morando de aluguel. Para isso então, foi acertado utilizar blocos de concreto e lajes pré-fabricadas de concreto armado. 

O acabamento ficou por conta do concreto aparente, que vem sendo uma solução barata, bonita e bem contemporânea. Além disso, esse tipo de acabamento casa muito bem com a cidade de São Paulo, por conta de não destoar do cinza da cidade. 

A residência foi desenvolvida diminuindo ao máximo os espaços apenas de circulação, fazendo assim que os cômodos sejam integrados para aproveitar ao máximo a área disponível. Isso também faz com que a ventilação seja cruzada mais facilmente.

Essa casa foi utilizada na campanha do CAU/BR  (Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil) e após foi premiada como casa do ano pelo ArchDaily (o maior site de arquitetura do mundo). Para quem curtiu a casa, vale a pena dar uma olhadinha no vídeo da campanha do dia do arquiteto.
Agora a minha opinião pessoal sobre tudo isso... O fato de uma doméstica poder ter contratar um escritório de arquitetura só reforça toda aquela ideia de que a arquitetura não é e não deve ser elitizada, ela é popular, é de pessoas para pessoas. Adorei o projeto e a forma como ele foi concebido. E vocês o que acharam?



Me encontre aqui também: facebook | instagram | pintrest | snap: amandarwelp

Talvez você goste também

1 comentários

  1. Conhecendo o blog agora e amando ♥♥♥
    Que lindo esse projeto, é muito bom saber que a arquitetura pode ser acessível, e que não precisamos ser milionários para ter um projeto como esse rsrsrs realmente encantador ♥

    ResponderExcluir


SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

AVISO

Todo conteúdo produzido aqui no blog, incluindo layout e programação, foram produzidos pela autora do blog - exceto quando sinalizado.
Copiar fotos e textos é crime. Se quiser utilizar qualquer material divulgado aqui no blog entre em contato comigo pelo email: contato@casacafeina.com.br