5 dicas para uma casa aconchegante

31.5.16

Quando alguém fala em aconchego, qual a primeira imagem que lhe vem à mente? Quando eu penso, vem um sofá fofo, num lugar calmo, cobertas peludinhas e almofadas. Acho que para cada pessoa isso é bem particular, mas alguns itens da composição de um ambiente podem colaborar para que ele se torne aconchegante. Eu listei o meu top 5, confere aí. 

// TAPETES
Não consigo imaginar uma casa (ou qualquer ambiente) que seja aconchegante e, ao mesmo tempo, tenha um chão gelado. O tapete deve ser convidativo e harmonioso com restante do ambiente. Um tipo de tapete que nunca falha é esses com estampa étnica, e um modelo que está bem na mod— e fica ótimo no quarto — é os de pelúcia. 
  
// ILUMINAÇÃO
Uma boa iluminação é primordial para definir um espaço aconchegante. E não pense que basta o lugar ser claro, outros fatores podem contribuir, por exemplo: se a luz é natural ou artificial, se ela direta ou indireta, a cor da luz e até a distribuição dela pelo ambiente. 
Um bom exemplo de luz direta seriam as luminárias, já os abajures e velas são luzes indiretas... ou seja eles não possuem um foco direto. Já sobre a cor da luz, quando ela é mais amarelada, tende a dar um ar mais caloroso ao ambiente (já as azuladas, o ambiente fica mais frio). Outra coisa, é fazer um boa distribuição da iluminação pelo ambiente, ou ainda priorizar um ponto. 

// ESPAÇO NA MEDIDA CERTA
Você pode se perguntar "O que é a medida certa?", para mim, é o limite entre um ambiente que dá a sensação de vazio, ou de faltar algo, e aquele lugar que chega a sufocar de tanta informação e objetos. O caminho do meio termo é perfeito para uma casa aconchegante. 

// PLANTAS
Diferente de qualquer outro item já citado, as plantas tem algo muito especial: são um objeto de decoração vivo. Além de conferir beleza e aconchego, elas tem vários outros benefícios. Citei vários deles nesse post

// MADEIRA E TIJOLOS APARENTES
Sabe aquela sensação de sentir-se bem em casas de interior? Então, essa é a sensação que a madeira e tijolinhos aparentes me trazem. Acredito que seja pelo rusticidade desses materiais.
Você pode usar a madeira crua em criados mudos, quadros ou bancadas. Tons mais escuros na madeira (ensinei a escurecer maneira, nesse post) deixam o ambiente mais aconchegante e acolhedor ainda.
Já os tijolinhos, o mais legal mesmo é deixa-los em sua cor natural, mas se você quer um ambiente mais claro, pode pinta-los de branco... ficará super aconchegante. 

Agora a dica mais importante de todas para uma casa aconchegante: ela tem que te agradar! Isso mesmo, você tem que se sentir confortável nela. A casa tem que ser acolhedora com você.

Então, me conta aí, qual a sua ideia de casa aconchegante?



Me encontre aqui também: facebook | instagram | pintrest | snap: amandarwelp

Imagens via: Pintrest
Ideia do post: Na nossa vida

Talvez você goste também

1 comentários

  1. Adorei as dicas, estamos precisando reformar nossa casa/república! hahaha

    ResponderExcluir


SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

AVISO

Todo conteúdo produzido aqui no blog, incluindo layout e programação, foram produzidos pela autora do blog - exceto quando sinalizado.
Copiar fotos e textos é crime. Se quiser utilizar qualquer material divulgado aqui no blog entre em contato comigo pelo email: contato@casacafeina.com.br